Murilo Galvão
Como deve ser o primeiro e principal caderno de um grande jornal ? Ou, de outra forma, o que suas páginas devem conter ?
Deve servir para formar opiniões, informar ou simplesmente para faze-lo sobreviver ?
De que vive um grande jornal : das notícias (como no passado onde não voavam pelas asas da Internet e dos satélites), do governo (como em alguns recantos conhecidos), ou de marketing selvagem ? Deve ser em algo parecido com as revistas especializadas que, número após número, publicam resultados de testes de produtos nunca condenanando seus fabricantes (os mesmos que abastecem suas páginas (e caixas) com lindos anúncios), e que acabam nos levando à compras equivocadas pela má informação ?
Em busca de alguma resposta, tomemos um exemplo local : o primeiro caderno do New-York Times de hoje, 9 de dezembro, circula com 42 páginas, assim ocupadas :
- com notícias : 12 páginas (29% do espaço) , assim distribuídas :
- notícias gerais (primeira página, resumos, etc) : 1,5 páginas
- notícias nacionais : 4 páginas
- notícias internacionais : 3,5 páginas (8% apenas)
- previsão do tempo : 1 página
- editoriais : 2 páginas
- com anúncios : 30 páginas (71% do espaço), na seguinte distribuição :
- pequenos anúncios'(até 1/4 de página) : 4 páginas
- anúncios de até 1/2 página : 7 páginas
- anúncios de página inteira : 19 páginas (45% de espaço)
Seria leviano concluir que a propalada desinformação dos americanos passa pelo desinteresse de seus jornais em mostrar-lhes o que vai pelo mundo ? Ou seria o contrário, pela falta de interesse da leitura, os jornais são o que são ?
Afinal, nesta indústria, o que vende mais : Lula alegre e com cores peruanas em um distante e exótico país ou a liquidação colorida e alegre, aqui bem pertinho, da Macy's ?
* - para o bem da análise, ressalte-se que o jornal publica ainda vários outros cadernos, dedicados ao mundo de negócios, artes, tecnologia, caderno local, diversões, esporte, etc
Nenhum comentário:
Postar um comentário